terça-feira, 30 de agosto de 2011

Plural de café



(Escrito em 19/10/2008)

Colegas de todos os paladares.

Qual é o plural de café?

Quem respondeu cafés, cuidado e preste atenção, corre o risco de errar.

Tenham calma, tenham calma. Já vou explicar.

É que chegou uma notícia que estão produzindo um café, lá prás bandas da Indonésia, no outro lado do mundo, cujos grãos, antes de ir para a torrefação, são primeiramente comidos e depois são "descomidos" por um tipo de gato da região. Imaginem colegas, que alguém teve a idéia, não sei se por necessidade ou para pregar uma peça em alguém, de catar os grãos contidos nas fezes dos bichanos, torrou, moeu, preparou a bebida e por incrível que pareça, este café hoje é vendido para os "steites" por um preço caríssimo, disponível apenas para ricaços filhos do Tio Sam. É que segundo os peritos no assunto, a ação dos sucos gástricos desses animais sobre os grãos do café, confere ao produto final características de sabor e aroma especiais.

Aqui no Brasil, em terras capixabas, um plantador de café observou que os jacus se alimentavam dos frutos do café e resolveu copiar a idéia, logo, está catando as fezes destas aves e produzindo um café cuja produção é vendida integralmente para a Europa. Imaginem como seria a publicidade de um café desses:

- Café Jacu, selecionado, torrado, moído e cagado.

Outra opção seria:

- Café Jacu, cagado pelos melhores "jacus" da região. (Com opção de excluir a sílaba "ja" para confirmar a origem do produto).

- Café Jacu, sabor e aroma dos melhores cafés e c...s.

As opções são tantas que os marqueteiros iriam se deliciar.

Eu sei que alguns vão achar exagero meu, mas também pudera, um café feito com um grão que além de cagado, é cagado por um bicho chamado jacu?

Eu fico tentando imaginar como é a vida de um catador de cocô de gatos na Indonésia. Será que eles usam algum tipo de máscara para realizar o trabalho? Acho que quando termina o dia de serviço os caras estão com o nariz anestesiado.

Quando soube dessa notícia lembrei logo do meu amigo Ivan Varella, apreciador de um cafezinho e criador de gatos. Imaginem a cena: Ivan misturando frutos de café na ração dos gatos e depois, agachado, com pazinha em punho, e dizendo "chaninho, chaninho..." e desenterrando os cocôs dos gatos para catar os grãos. Acho que sob essas condições eu vou preferir tomar chá.

E aí colegas? Qual é o plural de café? Do jeito que a coisa vai, acho que na próxima reforma gramatical poderá ser chamado de "cafezes"..

Aproveitando a oportunidade para desejar a todos uma ótima semana, espero que todos nós possamos nos conformar com o fato de que o ovo ganhou companhia na lista dos alimentos que antes de vir para a nossa mesa passaram antes pelo orifício retro-furicular de alguém.

Saúde e paz,

Virgílio Agra

Em tempo: O tal “gato” da Indonésia é um animal chamado civeta e não é um felino, na verdade é um marsupial sendo, portanto, parente mais próximo dos cangurus e gambás.

2 comentários:

Felipe Campos disse...

Vírgilio,



Ficou muito bom seu novo blog, além do texto que já é agradável o novo layout com fotos o tornou mais agradável ainda.



Abraço.



Felipe



felipejlcampos.blogspot.com

Felipe Campos disse...

Vírgilio,

Ficou muito bom seu novo blog, além do texto que já é agradável o novo layout com fotos o tornou mais agradável ainda.

Abraço.

Felipe

felipejlcampos.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...