quarta-feira, 14 de março de 2012

Remédio para os nervos


(escrito em 24/05/2009)
Colegas de todas as receitas caseiras
A cultura popular é de uma variedade espantosa. Variedade esta que se manifesta na música, na culinária, nas manifestações religiosas, vestimentas, falares e, como não poderia deixar de ser, nas fórmulas e receitas contra todos os tipos de mazelas. De família para família, de região para região estabelece-se a crença na capacidade curativa dos mais diversos elementos, desde ervas que podem ser plantadas num vaso numa varanda, até remédios, comercializados normalmente nas farmácias, aos quais se atribui a capacidade de curar males além daqueles com indicação constante na bula.
Esta semana, adentrando a uma farmácia próxima a minha casa, verifiquei nas suas prateleiras alguns rótulos, velhos conhecidos. Lá estavam o fortificante Biotônico Fontoura, que como o próprio nome diz é o tônico da vida. Encontrei também o tradicional Leite de Magnésia de Philips, que pelas suas propriedades laxantes acredito ser produto muito consumido no meio político deste país. Outro produto que me chamou a atenção foi o Elixir Sanativo, cicatrizante produzido desde 1888, muito usado no Nordeste, o qual eu mesmo dou testemunho da sua eficiência. Um remédio que me chamou particularmente a atenção foi a Emulsão Scott. Este último trata-se na verdade de óleo de fígado de bacalhau e é usado há muitas décadas contra os casos de carência de vitamina D. Comercializado em frascos em cujos rótulos aparece um homem carregando um grande peixe amarrado às costas, ficou conhecido popularmente como "o remédio do homem com o peixe nas costas" ou simplesmente "o remédio do peixe nas costas".
Quando morei no sertão, minha esposa foi durante alguns anos chefe do Centro de Saúde de Olho D'água do Casado – AL, uma pequena cidade da região. Certo dia chegou ao seu conhecimento um diálogo ocorrido entre duas mulheres enquanto esperavam atendimento.
Uma delas falou:
- Mas "mulé", eu ando num "nelvoso", mas num "nelvoso" tão grande "mulé", que já não sei o que fazer.
- "Apôis mulé", vou "lhe" ensinar um remédio que é bom demais.
- "Vige mulezinha".. "Apôis" diga logo que tô muito precisada.
- "Ói". Pegue três ovos de pata de "premeira" postura, mas só serve se for de "premeira" postura, bata no liquidificador com um frasco de "peixe nas costa" e tome com um comprimido de "clorofenicol" que é "tiro-e-queda".
Naturalmente esta "receita" deu muito o que falar. O ingrediente que mais chamou a atenção foi o tal do "clorofenicol", que soubemos posteriormente tratar-se de um antibiótico usado entre outras coisas em alguns casos de febre tifóide e cujo nome correto é cloranfenicol.
À semana passada não pude escrever para vocês por conta de uma série de fatores, trabalho, família e outros compromissos mais. Além disso, tive o desprazer de ouvir um deputado declarar que está se "lixando para a opinião pública" enquanto outro, apesar de estar com a carteira de motorista cassada, dirigiu bêbado, em alta velocidade e matou dois jovens. Todos esses acontecimentos na verdade me deixaram com um "nelvoso", mas um "nelvoso" tão grande que eu gostaria de pedir que, caso alguém tenha uma pata de "premeira" postura, por favor, me envie três ovos, porque o "peixe nas costas" e o cloranfenicol eu consigo por aqui.
Colegas, embora os noticiários nos bombardeiem com tantas notícias desagradáveis, gostaria de desejar que todos acreditem ser possível ter uma semana melhor, apesar de reconhecer que, diante da conjuntura, um desejo como este é o equivalente a contar com um ovo no... da galinha. Ou seria... da pata? Hum... Acho que tanto faz.
Saúde e paz
Virgílio Agra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...