quarta-feira, 1 de agosto de 2012

E a música caeté iluminou a praia de Jatiúca



(escrito em 15/11/2009)

Colegas de todas as luzes.

Quando vim estudar na capital alagoana em 1983, faz um tempão, a gente ouvia música em LPs e fitas K7 e os aparelhos de videocassete à época ainda eram uma novidade. Naquele ano o Diretório Central dos Estudantes da UFAL estava organizando o seu IV Festival Universitário de Música, IV FUM, e vendia um LP com as músicas finalistas do III FUM realizado no ano anterior. Tive a sorte de comprar o tal disco e curtir suas doze excelentes músicas.

Os anos passaram, o DCE deixou de organizar os festivais até que enfim, este ano, a Universidade Federal de Alagoas tomou a iniciativa e organizou o I Festival de Música da UFAL. Além do espaço aberto para a apresentação do talento artístico através das mais variadas correntes da música, a organização do evento prestou um tributo ao histórico III FUM lançando a versão em CD do disco daquele histórico festival.

Ontem, estava este humilde caeté, diante do palco montado no calçadão da praia de Jatiúca, assistindo a final do novo festival e torcendo pela música de autoria de Gustavo Gomes, o famoso Guga, reencontrando velhos amigos do tempo da universidade e ouvindo a história daquele histórico LP.

Na época dos festivais do DCE-UFAL, o Brasil ainda vivia os últimos anos do regime militar e a cultura nacional vivia sob a tutela da famosa Censura. Várias músicas inscritas tiveram que ter suas letras alteradas para se adaptar aos critérios "incontestáveis" do censor e uma delas foi completamente censurada. No dia da final, no ginásio do CRB, lotado, diga-se de passagem, os artistas começaram a se apresentar sob ameaça, de a qualquer momento haver uma invasão do local pela Polícia Federal, que felizmente não aconteceu. Após o festival, o DCE resolveu gravar o LP com as músicas finalistas e aí o desafio foi muito maior, porque o disco não foi autorizado e, uma vez impresso, não podia ser comercializado. Para evitar que os discos fossem apreendidos pela polícia os estudantes dividiram o estoque em pequenos lotes e os guardaram em lugares os mais variados e trataram de vendê-los de mão em mão tentando inviabilizar qualquer ação repressora. Todos os discos foram vendidos e eu até hoje tenho o meu, mas os artistas que o gravaram não puderam ter o prazer de um evento de lançamento.

Ontem, enquanto aguardávamos a apuração dos votos do novo festival, alguns músicos que participaram do festival de 1982 subiram ao palco e, gloriosamente, se apresentaram cantando publicamente suas excelentes músicas, para deleite do ouvido e afago no coração. Afinal de contas, como poderia eu descrever a oportunidade de numa única noite ouvir a excelente música de Macleim, o vozeirão de Chico Elpídio e a apresentação de Antônio Carlos, que foi o grande campeão de 1982 e veio da capital sergipana especialmente para esta apresentação. Durante o evento um nome citado causou emoção, o Tony Batera, que participou do antigo festival e hoje toca em outra dimensão. Infelizmente um nome foi esquecido, Edberto Ticianeli, que era o presidente do DCE à época do festival. O disco com as músicas do III Festival Universitário de Música do DCE-UFAL teve, finalmente, o seu merecido lançamento após vinte e sete anos.

Quando anunciado o resultado do novo festival o grande Guga, com a música A Marcha, ficou com o terceiro lugar, o que é uma boa marca e um incentivo à continuidade do seu trabalho. Valeu a torcida.

Numa semana cuja principal notícia do país foi a falta de energia elétrica... sosseguem, em terras caetés as luzes da cultura iluminaram a noite na praia da Jatiúca.

Aproveitando a oportunidade peço, a quem puder, que acesse o site www.atomediconao.com.br , e expresse sua opinião acerca de um projeto de lei que tramita no Congresso que, caso seja aprovado, dará a 340.000 médicos a exclusividade de exercer atos privativos de 3 milhões de profissionais da saúde (biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, profissionais de educação física, psicólogos, técnicos em radiologia e terapeutas ocupacionais).

Desejo a todos uma ótima semana de trabalho.

Saúde, luz e paz.

Virgílio Agra.


PS: Aqui vai uma pequena mostra do que foi o III Festival Universitário de Música do DCE-UFAL.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...