quinta-feira, 3 de julho de 2014

Para aqueles que gostam de fruta


Foto com Sandra e Seu Zelito
Colegas de todos os natais

Levante as mãos aquele que, nos tempos de criança, nunca comeu frutas roubadas do quintal do vizinho. Para aqueles que levantaram as mãos eu lamento dizer que vocês não tiveram infância. Apesar de ser um ato que hoje, na condição de adultos, consideraríamos como reprovável, acredito que praticamente todos os garotos que viveram no interior, bem como aqueles que viveram nos bairros mais afastados do centro das grandes cidades, passaram por este importante rito de passagem da infância. Falando sobre essas coisas do tempo de menino, não consigo deixar de me lembrar do meu primo Albertinho, lá da Ribeira do Panema.

Como todos os outros meninos da minha idade, eu também aprontava de vez em quando, mas sempre fui muito cauteloso porque a disciplina imposta pelo meu pai era bastante dura. Mas Albertinho era um caso a parte, parece que a adrenalina dele era mais ativa que a de todos os outros. Certo dia, durante uma conversa, ele contou uma travessura que aprontou para Seu Zelito.

Seu Zelito, cujo nome de batismo é José da Silva, era um sujeito franzino, técnico agrícola, funcionário do Banco do Brasil e casado com Dona Cantionila que todo mundo só conhecia como Nita. Lembro-me dele por dois motivos, primeiro por ser o pai de Sandra uma colega do Curso Primário e segundo pela atenção que ele dedicava às crianças. Lembro-me não apenas da forma como ele me tratava, como também que este tratamento era o mesmo que ele dispensava a todas as outras crianças. Às vezes íamos fazer trabalho escolar na casa de Sandra e o casal sempre demonstrava alegria pela presença da meninada. Eles moravam na Rua Nossa Senhora de Lourdes, que, descendo a rua em que eu morava, era só dobrar na primeira esquina à esquerda. A casa tinha um bom quintal, mas, além disso, ele também era proprietário do terreno que lhe fazia limites pelos fundos, de modo que ele também tinha acesso à Rua Marileide Bulhões, que era paralela à Nossa Senhora de Lourdes. No terreno dos fundos ele mantinha um pequeno pomar e horta, ao qual ele tinha acesso por um portão que havia no muro que separava os dois terrenos.

Albertinho morava exatamente na Rua Marileide Bulhões, e sua casa ficava de frente ao terreno de Seu Zelito. Meu primo desde menino sempre gostou muito de atividades agrárias e, graças a afinidade do seu vizinho com as crianças, costumava ajudá-lo no trato do seu pomar. Era um relacionamento literalmente frutífero para ambas as partes, pois ao mesmo tempo em que ele ajudava o hortelão, este dispensava a ele toda a atenção garantindo que, naquele momento, Albertinho não estaria aprontando nenhuma presepada. Tudo corria bem até que, um belo dia, uns garotos da rua resolveram planejar um assalto noturno às mangueiras de Seu Zelito. Imaginem só quem estava dando consultoria ao projeto da molecada?

Por conta do acesso ao pomar, Albertinho podia comer todas as frutas que quisesse sem o menor constrangimento, mas aquela "operação noturna" fazia o coração pulsar mais forte e as frutas passavam a ter um gosto especial. Na noite combinada ele e mais um grupo de garotos passou por debaixo da cerca do terreno e começaram a subir nas fruteiras. O problema é que o dono do pomar ainda estava acordado e ouviu os inevitáveis barulhos vindos do quintal. Naquele tempo as pessoas viviam sem medo e ele resolveu ir averiguar o que estava se passando. Orientados pelo "consultor", os meninos sabiam que o portão do muro fazia muito barulho ao ser aberto, o que garantiria um bom sinal de alarme para uma necessária fuga. O problema é que Seu Zelito tinha um trunfo que eles não esperavam, havia instalado uma lâmpada no quintal. Quando a lâmpada acendeu foi uma debandada geral, cada um correndo para um lado, todos tentando fugir da cena do crime. Após algum tempo, percebendo que tudo estava calmo, cada um foi para casa como se nada tivesse acontecido.

No outro dia pela manhã, logo cedo, tocou a campainha na casa de Albertinho. À porta estava Seu Zelito, trazendo um saco. Era de se esperar que ele quisesse falar com Tio Alberto, mas, pelo contrário, ele queria falar com o filho e não com o pai. Quando Albertinho chegou à porta teve a maior surpresa, pois Seu Zelito entregou para ele o saco cheio de frutas e foi dizendo:

 - Olhe meu filho! Trouxe isso para você poder comer com seus amigos.

Na noite anterior, uma vez percebendo do que se tratava, Seu Zelito aproveitando-se de algumas brechas do portão limitou-se a observar e identificar os autores do furto e, no outro dia, deu ao seu ajudante de ocasião, de forma sábia e bastante eficaz, uma valiosa lição.

Contando para mim esta história, Albertinho falou que passou a maior vergonha da vida e jurou para si mesmo que nunca mais iria fazer aquilo novamente. Confirmando sua antiga vocação, formou-se em medicina veterinária e atualmente, dentre outros afazeres, cuida com zelo de um sítio que possui nas cercanias de Santana do Ipanema. De vez em quando, ele descobre meninos entrando furtivamente para "roubar" frutas e, na medida do possível, conversa com os garotos orientando sobre o caminho correto para se chegar às frutas, mas, sinceramente, sempre que isso acontece, ele se lembra de Seu Zelito, que hoje morando em Maceió, aos 83 anos, desfruta de uma saúde e uma memória de fazer inveja a qualquer um.

Acho engraçado que, enquanto escrevia esta história, saiu na grande rede uma notícia que, nos Estados Unidos, na cidade de Seattle, um homem enviou para o gerente da loja "Sears" uma cédula de 100 dólares acompanhada de um bilhete, onde o mesmo se desculpava por ter roubado do caixa da loja uma quantia entre 20 ou 30 dólares na década de quarenta. Talvez tomado pelo espírito de natal, o sujeito resolveu colocar no envelope um peso que carregava na consciência a mais de 60 anos.

Caros colegas, o ano está terminando e o mês de dezembro apenas começando. Desejo que o espírito de natal inspire a todos e, na hora em cada um de vocês for escrever suas cartinhas para o Papai Noel, peça para ele levar no seu saco umas frutinhas para presentear alguns políticos deste grande país, porque esperar que eles devolvam, pelo menos uma parte daquilo que roubam, nem daqui a 600 anos.

Saúde, luz e paz

Virgílio Agra


(Escrito em 06/12/2011)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...